Histórico

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) é um serviço do Sistema Único de Saúde e foi criado no intuito de fortalecer as ações relacionadas à saúde dos trabalhadores. Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador foram implantados pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) através da Portaria 1.679/GM/02, que dispõe sobre o atendimento ao trabalhador no SUS e das portarias nº 2.437/GM/05 e 2.728/GM/09, que dispõem sobre a ampliação e o fortalecimento da RENAST.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Florianópolis foi habilitado através da Portaria SAS/Nº 653, de 19 de Setembro de 2006. Em 28 de fevereiro de 2007, através da Portaria/SS/GAB/Nº 065/2007, foi aprovado o Projeto de Implantação do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador da Macro Região da Grande Florianópolis.

O CEREST Regional Florianópolis é uma unidade especializada na área de Saúde do Trabalhador, voltado ao atendimento dos trabalhadores, sindicatos, associações de classe e entidades públicas e privadas, nas questões de saúde e segurança relacionadas ao trabalho e tem como objetivo intervir nas relações entre trabalho e saúde, promovendo a proteção da saúde do trabalhador, por meio do fortalecimento das ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes de trabalho e condições em que são exercidos.